-
Arquitetos: Lorcan O’Herlihy Architects
- Área: 5110 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Através da sua materialidade e forma, o projeto de LOHA para o complexo de moradias de estudantes e professores SL11024, aborda sensivelmente a condição histórica do seu lugar e sua difícil topografia, criando um novo modelo de desenvolvimento urbano que enriquece a comunidade acadêmica.
Situado em frente aos apartamentos Strathmore, de Richard Neutra, no bairro de Westwood de Los Angeles, este complexo de moradia de estudantes e acadêmicos de 31 unidades e serviços recreativos, rende homenagem ao seu vizinho pela excelência que proporciona à comunidade e ao complexo, além de sua conexão com os espaços limitantes do campus UCLA. Após conversas com os clientes e líderes da comunidade, LOHA desenvolveu um esquema que responde as considerações do bairro consolidado, requisito do extenso programa do cliente e o local único de implantação.
Ao dividir o edifício em dois volumes, LOHA foi capaz de integrar de maneira eficiente a volumetria geral da estrutura com a paisagem existente, além de proporcionar ventilação cruzada aos apartamentos e definir um caminho claro através das circulações da propriedade. Os volumes do edifício são movimentados para baixo, ao longo da inclinação natural da rua e chegam a sua altura mais baixa em frente ao monumento modernista de Neutra. Este gesto remete ao próprio projeto icônico, amplificando as brilhantes estratégias do local inseridas neste vizinho de alto perfil.
Para agregar espaços verdes em desenvolvimentos urbanos densos, o edifício incorpora terraços ajardinados nos distintos níveis, criando áreas ao ar livre para os estudantes. Ao recuar a forma, LOHA cria o acesso desde cada nível até a cobertura e a um pátio, proporcionando e fomentando espaços vitais de encontro para a comunidade. Esta continuidade de terraços comuns, desde o nível da rua até a cobertura, são um poderoso gesto urbano e arquitetônico que oferece uma conexão de múltiplas camadas, tanto dentro do edifício, como em relação à comunidade circundante.
A envolvente do edifício, feita através de painéis de metal branco sólidos, perfurados e ranhurados, projeta a vitalidade incrustada dentro da forma e das funções do projeto. Uma placa de fibrocimento pintada com oito camadas de verde cria um efeito degradado que enraíza a base do edifício e confere leveza a estrutura superior. O verde delineia os recortes na forma do edifício, indicando vazios para a circulação e os espaços de reunião.
O sistema de revestimento desfaz o limite entre a calçada e a massa do edifício, gerando um efeito de animação na ondulação entre a sombra e a luz que rompe a escala das superfícies das paredes.
Este projeto é parte do compromisso contínuo de LOHA em abordar e elevar as condições urbanas difíceis. Aqui, o escritório abraçou a topografia única de um terreno inclinado para desenhar um projeto de múltiplas facetas, tornando-se um atrativo para o tecido urbano, cada vez mais denso e dinâmico, de Westwood.